Ir para o conteúdo principal
Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME
Comunicado de imprensa31 de março de 2022Direção-Geral do Mercado Interno, da Indústria, do Empreendedorismo e das PME1 min de leitura

A UE está à procura do Destino Europeu de Excelência 2023

O concurso EDEN premeia pequenos pioneiros de turismo sustentável

Hoje, a Comissão Europeia lança o concurso para Destino Europeu de Excelência (EDEN) 2023. Esta iniciativa premeia as melhores conquistas ao nível do turismo sustentável e práticas de transição ecológica nos destinos de menor dimensão na Europa.

Os Destinos Europeus de Excelência são uma iniciativa da UE, implementada pela Comissão Europeia. Tem por objetivo reconhecer e premiar destinos de menor dimensão que tenham implementado estratégias bem-sucedidas para impulsionar o turismo sustentável através de práticas de transição ecológica. O concurso baseia-se no princípio de promoção do desenvolvimento do turismo sustentável em destinos que acrescentam valor à economia, ao planeta, e às pessoas. O Destino Europeu de Excelência atual em 2022, Middelfart (Dinamarca) é o detentor inaugural desta nova e melhorada iniciativa e um pioneiro do turismo sustentável na Europa. 

Para concorrerem ao título de Destino Europeu de Excelência 2023, estes devem demonstrar as suas melhores práticas de turismo sustentável e transição ecológica. A competição abrange os países da UE e países externos à UE que participem no Programa COSME. As candidaturas serão, em primeiro lugar, avaliadas por um painel de peritos em sustentabilidade independentes. Na segunda fase, 3 cidades pré-selecionadas serão convidadas a apresentar a respetiva candidatura perante o Júri europeu. O Júri europeu irá selecionar um vencedor, o Destino Europeu de Excelência 2023, que será anunciado em novembro de 2022.  

O destino vencedor será destacado como pioneiro do turismo sustentável empenhado nos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e irá receber apoio especializado em comunicação e imagem de marca ao nível da UE durante o ano de 2023.

Para formalizarem a sua candidatura, os representantes dos destinos devem preencher um formulário online. O prazo para apresentação das candidaturas termina no dia 1 de junho de 2022, às 17h00 CET.

Para obter as notícias mais recentes, visite o site Destinos Europeus de Excelência.

Contacto 

Secretariado dos Destinos Europeus de Excelência: Antigoni Avgeropoulou, %20infoatedensecretariat [dot] eu (info[at]edensecretariat[dot]eu), +49 (0) 30 70 01 86 390

Informação detalhada

Data de publicação
31 de março de 2022
Autor/Autora
Direção-Geral do Mercado Interno, da Indústria, do Empreendedorismo e das PME